top of page

NOSSOS SERVIÇOS E EXAMES

Exame de prevenção do câncer de colo do útero (Papanicolau) e exame clínico da mama. Fazemos encaminhamento ao Sistema Único de Saúde para realização de mamografias, quando necessário. Além disso, fazemos colposcopias (uma inspeção mais detalhada, feita com lente de aumento, do colo do útero) e biópsias, sempre que há alguma suspeita levantada pelo exame visual e/ou alteração no exame de Papanicolau. Casos de câncer avançado que necessitem de cirurgia em curto prazo, encaminhamos à Maternidade Carmela Dutra para o devido andamento.

NOSSAS ESPECIALIDADES

Preventivo Ginecológico 

Exame clínico de mama 

Colposcopia

Biópsia

EXAMES DO COLO DO ÚTERO


Sua prevenção passa por 3 etapas:

 

1) Anamnese: Antes da realização do exame a paciente será entrevistada por uma voluntária para colher seus dados pessoais, histórico de doenças e cirurgias, hábitos de vida; registrando tudo num prontuário médico.

2) Coleta do material para exame- uma enfermeira especializada coletará o material para exame, que será enviado ao Laboratório de análises clínicas para ser analisado.

 

3) Entrega/retirada do resultado do Exame: no prazo de 3 semanas (em média) o resultado estará pronto para entrega. Quando ele não apresentar alteração a paciente será orientada a repetir o exame após 1 ano. Havendo alguma alteração no resultado, a paciente será agendada para realizar uma colposcopia e/ou biópsia com um de nossos médicos (*1) . De posse do resultado desses exames, o médico fará o diagnóstico, orientará a paciente, e se necessário, encaminhará para o tratamento adequado.
Sendo detectado câncer avançado com necessidade de cirurgia, a paciente será imediatamente encaminhada ao Hospital Carmela Dutra que dará prosseguimento ao tratamento.

 

*1 – Observação: Esses exames (colposcopia/biópsia) são previamente agendados por nossas enfermeiras e para que isso aconteça é necessário:

- ser paciente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis;

- ter feito o exame preventivo conosco;

- que o resultado do referido exame apresente alteração e/ou suspeita que demande uma avaliação mais específica.

EXAME CLÍNICO DE MAMA

 

Logo a seguir ao exame de Papanicolau, nossa enfermeira examinará a mama fazendo o toque e, dependendo do histórico clínico e do exame físico ela poderá encaminhar a paciente para fazer uma mamografia por meio de clínicas parceiras ou Posto de Saúde. O resultado da mamografia será avaliado por nosso médico. Se constatado alteração que necessite tratamento, a paciente receberá orientação e encaminhamento para tal.

“Mulher que se ama, se cuida”

 

COMO ATUAMOS
 

“Somos uma Instituição não governamental e nossos serviços são totalmente gratuitos.”

 

NOSSAS PARCERIAS

KOZMA:
Encaminhamos pacientes de todas as idades para fazer mamografia na Clínica Kozma com tabela de preços sociais.

ASSOCIAÇÃO CLÉIA BEDUSCHI:

Encaminhamentos de ultrassons e biópsias mamarias.

SANTA LUZIA LABORATÓRIO MÉDICO:
O laboratório médico Santa Luzia disponibiliza requisições em casos necessários no qual a paciente tem dificuldade de encaminhamentos através do posto de saúde da sua comunidade. São disponibilizados encaminhamentos de Hemograma completo e parcial, e também o exame de Citologia Derrame de Papilar.

 

MÉDICOS:
Quando necessário, agendamos consulta com nossos médicos para exames complementares, como: colposcopia, biopsia e tratamento de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

bottom of page